Perguntas Frequentes

Aqui temos as perguntas mais frequentes que temos recebido e suas respectivas respostas. Talvez a sua dúvida também tenha sido a dúvida de alguém!

“Como e quando serão divulgados os selecionados para o curso?”

Após o período de inscrições, a comissão avaliadora realizará a seleção dos candidatos e os alunos selecionados receberão um e-mail da Comissão de Seleção com as orientações detalhadas para confirmação da vaga. Serão requisitados dados pessoais complementares e o comprovante de pagamento da taxa de matrícula. Aqueles que não confirmarem dentro do período estipulado (15 dias após o resultado) e não enviarem os documentos necessários perderão automaticamente sua vaga e novas chamadas serão realizadas a partir da lista de espera.

“E a covid?”

Ressaltamos que, caso não seja recomendada a execução do curso presencial devido às condições sanitárias do país, medidas serão tomadas para não colocar em risco a saúde dos participantes e colaboradores. Se mudanças precisarem ser realizadas, estas serão divulgadas até o momento de convocação dos selecionados e realização da matrícula.

“Meu histórico escolar não está atualizado e minha grade horária foi alterada neste semestre. Até quando posso enviar os documentos? Como preencher as disciplinas que realizei?”

O prazo para envio dos documentos é até o fim das inscrições. Estamos cientes de que a situação dos ultimos anos gerou problemas com a grade de muitos aluno e, também, que os documentos enviados são comprobatórios de um período equivalente a 6 meses antes do curso. Dito isso, é interessante checar se no histórico emitido pela sua universidade constam disciplinas que ainda serão cursadas. Se sim, você pode inclusive preencher o formulário de inscrição considerando as disciplinas até o momento de início do curso. Se não, faça o preenchimento apenas com as disciplinas já cursadas e nos envie os documentos como estão. Lembrando que você deve ter cursado 50% do curso até a data do curso.

Se eu enviar as duas cartas de recomendação, vocês também irão avaliar o Lattes?”

O envio das cartas é opcional e o do lattes é obrigatório. Vamos avaliar todos os Lattes independentemente do envio das cartas.

A carta de recomendação pode ser digitada (em formato .pdf) ou deve ser redigida à mão?”

Ela pode ser digitada, mas deve ser assinada pelo professor. Então, é preciso imprimir a carta, assinar e escanear (salvando em .pdf) para nos enviar.

“A carta de recomendação pode ser de um orientador de fora da universidade onde faço graduação?”

Desde que ele tenha vínculo acadêmico com uma instituição, ou com seu orientador/ supervisor, sim. É importante que seja um profissional que tem/teve contato com você durante o período da graduação e que esse vínculo seja explicitado na carta.

“Estou na minha segunda graduação. Posso me inscrever?”

Se a sua PRIMEIRA graduação foi na área da saúde e você se encontra no período de 1 ano e meio de formado (até a data de início do evento), sim. No caso de alunos já formados, serão desqualificados alunos que não estejam dentro do prazo considerado, ou já tenham realizado pós-graduação referente à primeira graduação. Caso a sua SEGUNDA graduação seja na área da saúde, deverá ter cumprido pelo menos 50% do seu curso (até a data de início do evento).

“O seguro de vida ao qual o regulamento se refere é o ‘seguro de acidentes pessoais para estagiários’? Por que ele é solicitado?”

Deve ser um seguro de vida comum, contemplando acidentes de qualquer natureza. Pode ser feito em qualquer banco e é contratado para o período de um mês. Informações mais específicas serão passadas para os alunos selecionados por e-mail. A contratação de seguro é uma exigência do ICESP, uma vez que estaremos em suas dependências e o instituto não se responsabiliza por qualquer incidente que possa vir a acontecer.

“Estou nos primeiros anos do meu curso e já cursei diversas disciplinas básicas relacionadas à oncologia molecular. Posso me inscrever?”

Não apresentar 50% do curso cumprido é um critério eliminatório. Nossos critérios de inclusão foram pensados com muito cuidado para contemplar da melhor forma o objetivo do curso e, assim, a prioridade de seleção é de alunos que se enquadram nos critérios apresentados no regulamento. Com o seu curso de graduação pela frente, será possível adquirir mais experiência no seu currículo e se tornar um candidato mais forte para a próxima edição.

Ainda tem algum dúvida e/ou não encontrou uma resposta aqui? Mande um e-mail para a comissão! Será um prazer ajudá-los!