DANDNA

CTO

Centro de Investigação Translacional em Oncologia

 

Uma das missões do ICESP é promover a pesquisa na área do câncer, através de extensa rede de pesquisadores, relacionados em sua maioria ao Programa de Pós Graduação em Oncologia da Faculdade de Medina da USP, que estudam o câncer em várias frentes.

Para tanto, há o Centro de Investigação Translacional em Oncologia (CTO) onde estão alocados os diversos grupos de pesquisa com equipamentos e serviços comuns a todos.

Há, ainda, banco de amostras biológicas, com fragmentos de tumores congelados, amostras de sangue, RNA, DNA e proteínas coletadas dos pacientes (também chamado de biobanco). Essa ferramenta, apesar de ter iniciado seu funcionamento recentemente, também se encontra disponível para uso dos pesquisadores.

Atuando de forma coordenada e integrada, busca-se otimizar recursos e acelerar a difusão dos resultados obtidos nas áreas de pesquisa, divididas em quatro grandes programas:

  1. Programa de Pesquisas Clínicas – estudos de novas formas para prevenir, diagnosticar ou tratar o câncer.
  2. Programa de Oncologia Molecular – estudos abrangentes que vão da compreensão mecanismos importantes para início e manutenção do câncer até ferramentas para diagnóstico como as mais recentes inovações no campo molecular: novos marcadores para diagnóstico de tumores, diagnóstico molecular por imagem e outros.
  3. Programa de Inovação em Terapia – fazendo interface com Programa de Pesquisas Clínicas, desenvolve estudos sobre novas tecnologias, inovações e aperfeiçoamento de modalidades terapêuticas já existentes.
  4. Programa de Medicina Regenerativa aplicada à Oncologia – estudo das bases para regeneração tecidual e sua aplicação na recuperação do paciente com câncer.